06/03/2017

Cartas Contemporâneas - Um amor possível? III

“Pessoas muito racionais, rígidas, trazem dentro de si sentimentos de fracasso e impotência, porque a exigência que o mundo racional faz é a do não erro. Mas, é por intermédio do erro, do experimento, das possibilidades de tocarmos outras perspectivas, que poderemos nos superar e sermos mais alegres com a vida.”
(Marisa Esperanza)


Ler CARTAS anteriores: Carta ICarta II 


Ator Mario Casas

Júlia, preste bastante atenção no que vou lhe dizer:
Nada do que você me diga e seja lá a forma que irá dizer, me fará mudar o que penso sobre você.
Então poupe seus esforços na procura por palavras para me depreciar porque irás falhar.
Estou muito consciente de todo mal que lhe causei e o pior mal que fiz, não foi só a você, foi a mim mesmo, porque eu afastava toda e qualquer pessoa da minha vida. Principalmente as que mais me tinham apreço.
Estou tentando reparar isso e por mais distante que eu tenha estado de você, todos os dias você me dizia que eu lhe fazia a mulher mais feliz do mundo. Porque você mentia?
Você também tem defeitos, não tem? Apesar de não serem aquelas coisas fúteis que eu apontava e de seus defeitos serem insignificantes em relação suas qualidades, não significa que não os tem ou que não tenha algo que necessite melhorar em si mesma.
O fato de seres uma pessoa maravilhosa e com muitas qualidades, não anula o fato de que és humana. E se reparar bem o mundo em que vive, existem mais Pedros do que Júlias. Eu sou um cara comum, que reflete as mórbidas relações do nosso tempo. Sua personalidade que é atípica e peculiar.
Puxa, Pelo amor de Deus! Você me conhece um pouco melhor do que qualquer pessoa nesse mundo e sabe que jamais diria que derramei lágrimas se elas não houvessem caído, jamais pediria perdão se não estivesse de fato arrependido. 
Eu nunca soube ser gentil, carinhoso, romântico, nunca soube valorizar a família, nunca conservei amizades, não aprendi nada disso. Eu odiava quando você me chamava de velho carrancudo. rs
Eu queria ser diferente, eu tentava ser diferente, mas não conseguia ou talvez eu não achasse que mudar fosse necessário.
Também sinto imensamente por fazer você se sentir insuficiente para estar ao meu lado quando na verdade era o contrário. Mesmo se eu tivesse tido condições de ser uma pessoa melhor para você na época em que estávamos juntos, ainda com a nossa forma tão distinta de enxergar e lidar com as questões da vida... Talvez nosso relacionamento não fosse algo que pudesse dar certo. Como você mesma disse, somos muito diferentes! Queria que você me perdoasse e se possível, que voltássemos a nos relacionarmos como amigos.
Compreendo a resistência apresentada em sua resposta e lhe dou todo o tempo do mundo para que absorvas o que estou lhe pedindo. Não gostaria de viver sem que eu pudesse testemunhar a beleza dos teus atos. Imagina o quão melhor eu poderia ser se pudesse aprender pela observação das tuas ações? Um reforço vicário, entende?
Olha... Vou te contar uma coisa que talvez eu me arrependa quando clicar em “enviar”, mas... é que a empresa está vivenciando a crise, meu telefone não para de tocar e a cada toque, sei que é o Alysson me trazendo novos problemas. Então vou te confessar uma coisa: Nada disso me tira o sono, porque antes de dormir, eu fantasio a minha vida com você estando nela novamente e é o que me faz dormir em paz. 
Acordar é que tem sido desesperador! Meus dias sempre foram sombrios e desde que você se foi, eles se tornaram assombrados. Eu lembro desse dia como se fosse ontem. Você cruzou a porta, e eu, com todo o meu orgulho, jamais imaginei que aquela atitude tão sutil fosse definitiva. E acredite! Eu fiquei paralisado no sofá reconstituindo a tua fala na minha mente até que o dia clareou e eu precisei me arrumar para ir trabalhar.
 Eu não tinha ainda dimensão da saudade que sentiria de você, porque no fundo, estou sendo sincero, eu imaginava que irias repensar o que disse e me procurar. Todas elas faziam isso. E quando eu dei por mim que isso não iria ocorrer e quando começou a me incomodar, estranhe. Foi aí que passei a reviver em minha mente as situações em que estávamos juntos e tentei entender o que estava acontecendo comigo. Nunca senti falta de quem quer que seja.  
Quando comecei a cogitar que você não estaria novamente na minha vida, eu fiquei tentando buscar em minha memória o motivo de você ter me deixado, porque pelo que eu me lembrava, não era assim um namorado tão ruim. Só depois de muito tempo, passei a estudar minhas atitudes e, foi difícil demais constatar que o erro estava em mim, que o erro era meu, que o erro era eu.
Lógico que a ficha não caiu assim tão fácil, tão rápido... Eu tive ajuda pra compreender o que estava acontecendo comigo. Quase pirei! Sério!
Mas essa culpa, essa dor, essa saudade não passam nunca. A única coisa que passou foi meu orgulho. Entende agora que estou confessando o meu orgulho?
Eu sinto falta do seu cuidado, do seu carinho, de ser amado! Confesso! Também passei a te valorizar depois que perdi. Verdade! No entanto, não é só disso que eu sinto falta. Eu sinto falta da Júlia! E da alegria que você tem e que é tão sua...
Desculpe manchar sua visão sobre os relacionamentos tendo sido seu primeiro namorado. Você também foi a minha primeira namorada! As outras eu trazia para minha casa, mas só você entrou na minha vida, ainda que muitas vezes eu mesmo tenha lhe fechado a porta dos meus sentimentos. Eu não sabia falar sobre eles. 
Errei muito e apesar de almejar transformações bruscas na minha forma de lidar com as pessoas, não sei se essas transformações seriam capazes de acontecer, mas de uma coisa eu tenho certeza. Eu já mudei um pouco.
Sou implacável na retórica, razoável na escrita. Estou tentando ser o mais simples possível para que você acredite em mim. Demorei muito para conseguir te escrever daquela primeira vez, e... só pra você saber... Sim! Eu fui ao psicólogo. rs
Talvez eu não mereça seu tempo, mas, se você puder gastar alguns segundos para escrever meu tão esperado “Te perdoo”, eu ficaria muito aliviado. Seria ideal que eu pudesse ouvir estas palavras pelo som da sua voz, Júlia.
Eu não consigo parar de escrever. Vou fazer o que sempre fiz de melhor. Vou ser prático.
Você soube que minha mãe casou ano retrasado, não é? Eu não fui porque eu não suporto aquele cara.
Entretanto, para lhe mostrar que apesar de não saber se conseguira, estou disposto a mudar, quero lhe fazer um convite: As bodas de algodão da minha mãe acontecem dia 24 de agosto e ela ficou de lhe enviar um convite por correio. Eu irei se você puder confirmar sua presença. Por favor, me permita ir à sua casa lhe entregar o convite pessoalmente?

Atenciosamente

Pedro Pardini

Para ler a penúltima carta de Júlia em resposta a esta, clique aqui!

49 comentários:

Marijleite disse...

Não adianta, Pedro, nada do que você disser me fará gostar de você! rsrs
Tudo bem que eu não sou a Júlia, mas pelo que li na carta anterior, escrita por ela, já peguei uma antipatia com esse Pedro.

petalasdeliberdade.blogspot.com

Beatriz Andrade disse...

Eu lembro de ter lido a primeira carta mas eu não tinha percebido que seriam sequenciais, achei a ideia bem interessante e fiquei curiosa para ver qual vai ser a resposta dela e até onde isso tudo vai dar.

Thai Santos disse...

Oiee
Achei bem interessante isso de cartas, apesar de que quem começa por aqui pode não entender muito, tem que ler as outras.
Gostei desse Pedro, quero saber mais dele ><

Kris Monneska disse...

Oi tudo bem,
Confesso que fiquei meio perdida no contexto das cartas, mas achei o conteúdo do texto em si bem interessante, porém seguindo o título "Cartas Contemporâneas" achei a linguagem utilizada formal demais.
Beijos

Poesia na alma disse...

Oi
Pedro é um chato, ele deveria tentar mudar por ele e não por alguém,.

Saga Literária disse...

Olá, tudo bem?

Achei bem interessante as cartas, achei a ideia interessante, em um primeiro momento não percebi que eram sequências. Achei o Pedro particularmente um pouco chato, acho que a mudança deve partir dele, por ele, não mudar por outras pessoas!

Daniele Vieira disse...

Olá
Achei bem interessante a ideia das cartas, mas como não li as anteriores fiquei meio perdida, vou ler as anteriores e reler essa, quanto a escrita achei muito boa, achei ele bem formal em sua carta, ele deve ser uma pessoa bem rígida no trato com os outros

Rayanni Kellsin || @blogumaamanteliteraria disse...

Olá, tudo bem?
Nossa, vou ter que ler as demais, pois fiquei um pouco perdida.
Mas deu pra entender que ele esta mudando por ela, gente, seja você mesmo rapaz!
Um beijo.

Raíssa Nantes disse...

Muito legal a ideia de ir escrevendo cartas, hoje em dia ninguém mais faz isso, usar para trabalhar um história é bem legal...
Quanto as cartas... Esse Pedro ai ein? Não sei não....
Raíssa Nantes

Book Obsession disse...

Uau!
Adorei a carta, não sabia que era continuidade.
Por um momento mesmo sendo com a temática completamente diferente lembrei do livro A última carta de amor da Jojo Moyes.
O Pedro me pareceu ser um pouco incerto de suas escolhas, espero que na próxima ele possa mostrar algum amadurecimento.
Parabéns pelo projeto!
Beijos!

Camila de Moraes.

Unknown disse...

Heiii, tudo bem?
Olha que legal! A continuação das cartas!
Nossa, esse Pedro ja ta me irritando haha...peguei birra do personagem.
Adorei a ideia de cartas, quero ler as proximas.
Beijos.

Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

Matheus Pataro disse...

Nossa! Que legal essa ideia!
Achei muito criativo!

Beta disse...

Esse cara merece o selo "cilada". Diante do que li antes, ele ainda não me convenceu. Abraços!

Eliziane Dias disse...

kkkkkkkk Te entendo!

Eliziane Dias disse...

kkkkkkkk Pedro, meu malvado favorito!

Eliziane Dias disse...

Obrigadinha, Camila! Não conhecia esse livro Vou procurar.

Eliziane Dias disse...

kkkkkkk Obrigada pelo comentário, Rai!

Eliziane Dias disse...

Ah! Que pena que você não acompanhou antes! Pedro não pode ser ele mesmo, ele é um porre! kkkkkk Beijo!

Eliziane Dias disse...

É sim! Pedro é bem chato! Talvez ele esteja mudando de fato, será? rs Grata pelo comentário, flor!

Eliziane Dias disse...

Perfeita observação!

Eliziane Dias disse...

Concordo!

Eliziane Dias disse...

Que pena que você ficou perdida, Kris! Mas Pedro é um cara muito estudioso. Ele não podia ter vícios de linguagem. Obrigada pelo comentário! Beijooo

Eliziane Dias disse...

Vai ter outras cartas, você pode acompanhar, Thai!

Eliziane Dias disse...

Vai ter um final bem legal, Bia! Volta pra ler!

Eliziane Dias disse...

Ah... Tadinho! rs

Eliziane Dias disse...

Obrigada!

Luísa Aranha disse...

Fui ler a segunda carta pra entender... Na boa... Julia, você ainda tá muito magoada, parece uma menina mimada fazendo birra. Se o Pedro não mexe mais com você manda ele andar e segue tua vida... Agora, se tem volta... hahahahaha bjos

Entre Livros e Amores disse...

Olá ♥
Como é o primeiro post desse que li fiquei meio confusa ai voltei e li os outros para compreender melhor. Gostei muito, mas achei que as cartas não tinha ligação uma com a outra (Sou meia doida). Espero continuação em. Gostei muito. Beijos!

Livros Encantos disse...

Ola lindona ótimo texto, mesmo estando um pouco perdida com os personagens, o conteúdo da carta me chamou atenção, afinal falar em apontar defeitos nem sempre é fácil. Acredito que o Pedro precisa melhorar para ganhar minha empatia. beijos

Joyce
Livros Encantos

Rosana Gutierrez - Livrólogos disse...

Oi
Ótimo texto.
Vou já ler os outros posts das cartas para me situar melhor.
E esse Pedro? Não sei, não confio nele...
Bj

ANGÉLICA disse...

Oi, tudo bem?
O texto é bem interessante, mas fiquei meio perdida pois não li as outras cartas!
Bjs

Unknown disse...

Olá!
Fiquei perdida no contexto das cartas por não ter lido as outras.
Mas gostei do texto e do Pedro, ele me pareceu realmente arrependido. É aquela tal coisa, só dá valor quando perde, né.
Beijos.

Florensce Design disse...

Ele é um idiota, na moral. Acha que ficar bajulando ela ou dizendo palavras bonitas vai mudar o fato das coisas que ele fez? Ser perdoado tudo bem, mas querer se aproximar dela assim?
Quero só ver a resposta dela.

Unknown disse...

Nossa, Eli! Essas cartas estão dando o que falar, não é? Ahahaha Sei que ele foi um mau namorado, mas acredito que possam ser amigos e isso dependa da maturidade e superação de ambas as partes. Pela resposta da Júlia e certa rispidez, senti que ela ainda guarda mágoas... Por fim, só me resta aguardar a sequência hahaha estou curiosa pela resposta!

Um beijo, Carol
Blog com V.

Suelane Pereira Passavante disse...

Você já pensou em publicar no wattpad (Acho que é assim que escreve rsrs)
Seria sucesso!!

Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br

Barda Literária disse...

Não li a primeira carta, mas consegui entender bem o contexto, acho que Pedro deveria seguir em frente e se amar mais, vai ser melhor pra ele kk.

Milca Abreu disse...

vou ler todas, assim entendo melhor esse aqui <3

Wesley Ítalo disse...

Apesar de não saber os acontecimentos que antecederam antes dessa carta, eu diria para o Pedro dá um tempo para a Júlia digerir (algo que tenha acontecido), e depois disso ver se ainda vale a pena investir na relação ou seguir em frente. Parabéns pelo texto!!! Beijos do Wes ^^

Faby Souza disse...

Olá, tudo bem?
Nossa que projeto interessante. Eu fiquei meio perdida por que li a carta e não entendi do que se tratava, mas depois percebi que são cartas sequenciadas. Já fiquei louca aqui para saber o que a próxima carta dirá
Parabéns, amei a ideia.

Ana Caroline Santos disse...

Olá, tudo bem? Confesso que de início não entendi muito, mas depois fui saber que são várias cartas por isso estou para ler as outros. Gostei da escrita, é bem fluida e que te prende.
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com

oculoselivros disse...

Olá,

Sempre gostei de escrever cartas, mesmo não fazendo-o com frequência, e gosto ainda mais de lê-las. Não sei, acho que na era da tecnologia é raro encontramos alguém que escreva cartas.
Achei sua escrita bem levinha, e apesar de não ter lido as outras cartas, achei bem interessante o conteúdo da carta.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br

Ani Lima disse...

Olá!

Acho que cartas são sempre uma boa forma de expressar nossos sentimentos. Eu não li as outras cartas, mas fiquei curiosa e pretendo conhece-las. Você escreve muito bem! Parabéns!

Beijihos

Anastacia disse...

Oie, eu acho que a carta que li antes foi a I e lá já tinha dito que só quando eles perdem é que eles se dão conta, aí o jeito é lamentar!!! Adoro seus textos, são sempre carregados de emoção e com certeza de significados, né?!
Bjs

Ana Caroline Santos disse...

Olá, tudo bem? Estou acompanhando as postagens da carta estou adorando. Ao mesmo tempo fico angustiada e gosto demais. Quero acompanhar mais <3
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com

Unknown disse...

Apesar de não ter lido as anteriores (vou procurar ler para entender o contexto) achei bem interessante a carta, foi muito bem escrita e achei bem criativa.

Larissa xavier disse...

Legal

Bruna Morgan disse...

Meu deus, que ex chato huahauhaua 3 anos se passaram, homem, sai daqui kkkkkkkkkkkk
me empolguei muito na história huahua

Com amor,
Bruna Morgan

oculoselivros disse...

Olá,

Acho que deve ter sido uma burrada das grandes que o Pedro cometeu hein?!
Ele colocou muitos sentimentos em sua carta, mas dependendo do que fez, acho que não há jeito ainda mais que um bom tempo se passou.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br

Mayara Milesi disse...

Oie
Confesso que fiquei meio pedida quando comecei a ler, mas depois gostei muito da carta. Confesso que não curti muito esse Pedro não hein?
Agora quero acompanhar essas cartas haha

Beijos