07/06/2018

Série e Filme Dance Academy e os benefícios da Dança

“Eu sempre soube que em outra vida eu sabia voar...

E é por isso que nessa vida eu danço.” 

(Temporada:1 Episódio:1) 




      Por que gostamos tanto de ouvir e assistir histórias? Seja por meio de uma peça de teatro, filme, livro ou série? 

     Dance Academy aborda fatos comuns do cotidiano juvenil de forma leve e divertida.

     Pas de deux, arabesque, plié, cabriolé, passé, superação, pressão, expectativa, frustração, intensidade, competitividade... Tudo o que permeia o mundo de todas as pessoas que se dedicam ao ballé profundamente, está presente de forma bastante real.

      As 3 temporadas e 1 filme, resume a vida escolar de alunos da Academia Nacional de Dança durante e após o ensino médio. A evolução de todos os personagens tanto fisicamente como artisticamente, é bem interessante, por isso, crível!

     Destaco as narrações densas e poéticas realizadas na maioria dos episódios e no filme pela personagem Tara Webster; destaco a alternância no foco dos personagens para que todos tivessem a mesma visibilidade e também a questão de intercalar cenas de dança com outros contextos para que não ficasse cansativo.

     Enfim, um ponto muito interessante da série é quando ocorre uma situação muito triste e inesperada com um dos personagens e, a maneira como essa situação é apresentada, foi muito inteligente. Pois, se pôde ter noção de todo o sofrimento que um evento desse tipo causa na vida real, onde a gente fica buscando explicações para algo que nunca iremos conseguir compreender.

     Ou seja, a forma como isto se deu no episódio, trouxe um desconforto e um incômodo por causa da descontinuidade. E despertar essa emoção ao expectador, foi um efeito brilhante. Além é claro, do fato de toda a história tanto da série, quanto da continuação no filme, ser imprevisível, portanto, surpreendente!

     Resiliência humana é a capacidade de se refazer, voltar a ser inteiro novamente depois de ter estado completamente despedaçado. Dance Academy é uma história que fala da capacidade de se reinventar, de descobrir que existem possibilidades de ser feliz em situações para além daquela que você imaginava não poder viver sem.      

     Essa é a proposta de quem conta uma história. A proposta de conversar com o outro por intermédio da arte. Seja a arte da escrita ou da atuação. É por isso que amamos ouvir, ler e assistir histórias. Porque nos identificamos, nos emocionamos e aprendemos. 



“Aquela sensação de que eu poderia
 girar para sempre ou facilmente cair. 
E quando acordo, não sei se é sonho ou premonição.” 
(Temporada: 2 Episódio:1) 

     Movimentar o corpo a partir do ritmo de uma música tem sido uma prática para além da arte, do entretenimento e do profissionalismo. A dança têm se transformado em uma atividade alternativa e terapêutica que proporciona qualidade de vida.

     A endorfina é um hormônio liberado durante e depois de uma atividade física como a dança. A endorfina regula a emoção e a percepção da dor, por isso, é considerada um anestésico natural, pois, diminui o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões, auxiliando no relaxamento proporcionando bem estar e prazer. 

     Produzida na hipófise, a endorfina é liberada para a corrente sanguínea com o GH e ACTH. O primeiro estimula o crescimento e o segundo estimula a produção de adrenalina e cortisol. 

     A Adrenalina por sua vez, dentre muitos outros benefícios, ativa o cérebro e o deixa mais vigilante, com reações mais rápidas e estimula a memória. Já o cortisol tem a função de auxiliar no controle do estresse, na redução de inflamações, e ainda contribui para o funcionamento do sistema imunológico e a manutenção dos níveis de açúcar no sangue, bem como a pressão arterial. 

     A dança pode ser praticada como uma atividade física regular, sem toda aquela pressão como é mostrada em Dance Academy, mas com a finalidade de superar a si mesmo e realizar uma atividade física que lhe dê prazer e que te faça sair do sedentarismo, proporcionando momentos de interação com o grupo com que se dança favorecendo o relacionamento interpessoal e intrapessoal, já que se dança com seu próprio corpo. A dança auxilia no exercício da memória, da expressividade, da criatividade, e é também uma atividade libertadora. 



 

“A mudança costuma ser gradual.

Pontos de mudança tão pequenos, 

que você nem percebe.

E aí, há outros eventos... 

Repentinos, monumentais, definitivos... 

Que mudam você para sempre.” 

(Temporada:3 Episódio:13)



Produtores: Samantha Strauss e Joanna Werner

Direção do filme: Jeffrey Walker

Gênero: Drama

País de Origem: Austrália

Ano da Série: De 2010 à 2013

Ano do Filme: 2017

Elenco Principal: Xenia Goodwin (Tara Webster), Alicia Banit (Katrina Karamakov “Kat”), Dena Kaplan (Abigail Armstrong), Jordan Rodrigues (Christian Reed), Thom Green (Samuel Lieberman “Sammy”), Tim Pocock (Ethan Karamakov), Isabel Durant (Grace Whitney), Thomas Lacey (Ben Tickle), Keiynan Lonsdale (Ollie Lloyd), Tara Morice (Sra. Raine).


32 comentários:

Aline M. Oliveira disse...

Oi! Vou te falar, se tem uma coisa que eu evito é seriado de dança e música, pensa numa pessoa impaciente com isso! Acho legal todo o ensinamento e exemplo, de como a dança, como um exercício pode ajudar o corpo e a mente, e como pode também a amadurecer. Obrigada pela dica!


Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

Helana Ohara disse...

Sempre tive um pouco de receio de assistir essa série, apesar de conhecer uma das atrizes, a série me parece muito Glee em algumas coisas sei lá.
Como tem na Netflix vou tentar assistir e depois de falo o que achei ♥

Eliziane Dias disse...

É ranço que se fala! kkkk Entendo as pessoas não gostarem. rsrs
Grata pelo comentário!

Eliziane Dias disse...

É bastante diferente de Glee, Helana!
Mas assiste e vê se curte e depois me conta o que achou.
Grata pelo comentário!

gabriela quaglia disse...

OIII! AMOOOOOOOOO séries/filmes com a temática dança/música, é algo que realmente me inspira. Não conhecia a série ainda, mas adorei a proposta.
Com certeza vou assistir!
ps: o último filme que assisti de dança foi um remake de footloose, achei sensacional, recomendo. Obrigada pela dica!

beijos - Anne and Cia
http://anneandcia.blogspot.com/2018/06/a-rainha-vermelha-de-victoria-aveyard.html

Eliziane Dias disse...

Adoro filmes e séries sobre dança! Grata pela dica!
Que bom que você curtiu a minha, beijão!


cris disse...

Oi Eliziane tudo bem? Eu assisti a primeira temporada de Dance Academy, a dança em si já é ótimo, mas o que está por trás disso tudo me surpreendeu, o drama de não conseguir fazer direito ou não poder comer demais para não aumentar o peso, essas preocupações que quem está de fora não enxerga. Foi muito bom e aprendi muito, parabéns pela resenha e obrigado pela dica acho que vou retornar a assistir. Bjs!

Anônimo disse...

Oii!
Confesso que não é o tipo de série que costumo assistir! Nem curto muito. Prefiro filme de dança do que série rs Mas que bom que curtiu e que recomenda para quem gosta :)

bjs
https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi.
Tudo bom?
Eu adoro filmes/séries que tenham músicas ou danças. Não conhecia esse mas com certeza irei ver o mais breve possível.
Beijos

Alice Duarte disse...

Oiiiieee

Eu adoro séries que abordam esse universo da dança, acho que já assisti há algum tempo algum capítulo pela metade dessa série, naquele momento acabei sem tempo de seguir acompanhando, mas agora sabe que bateu a vontade? Nem sabia que tinha o filme, vou procurar

Beijos

www.derepentenoultimolivro.com

Debyh disse...

Olá,
Não sou muito de ver séries adolescentes e com dança ainda as chances de eu gostar são mínimas rs. Mas mesmo assim gostei das frases que você escolheu, muito bonitas.

Debyh
Eu Insisto

No Conforto dos Livros disse...

Olá!! :)

Eu confesso que não conhecia este filme e a serie! Mas ainda bem que trouxeste a publicação!

Não há como concordar que a dança tem muitos beneficios, mesmo que numa perspetiva mais "relaxada" e de exercício regular!

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Maria Luíza Lelis disse...

Oi, tudo bem?
Há muito tempo atrás, eu assisti essa série. Mas confesso que achei que ela se perdeu e eu detestei a terceira temporada. Porém, acho muito legal as mensagens que ela passou, especialmente nas primeiras temporadas.
Não sabia que foi feito um filme, mas acho que vou ter que assistir a série de novo para relembrar e ver o filme depois.
Adorei o post e acho que os benefícios da dança são indiscutíveis. Para mim, a dança sempre foi uma forma mais descontraída de praticar atividade física. Eu fiz durante muito tempo como uma forma de fazer exercícios, mas também descontrair e tem um momento para me desligar um pouco da rotina. Sinto muita saudade dessa época e pretendo retomar essa atividade em breve.
Beijos!

Beatriz Andrade disse...

Eu ainda não conhecia a série e fiquei curiosa para ver, eu gosto bastante de tramas que envolvam a dança e seus comentários a respeito dela me deixaram muito interessada.

Eliziane Dias disse...

Minha flor, esse que é o bacana da série.
Nada do que a gente esperava aconteceu.
Porque a vida não é previsível.
Alguns ali achavam que a vida deles seria na dança, mas a vida lhe mostrou outros caminhos, entende?
O filme então fala exatamente sobre isso... Sobre refazer a sua vida de uma outra forma. A Tara faz isso no filme. Tenta assistir depois me conta. Espero que você goste.
Ah! Depois de assistir a série também pretendo voltar a dançar.
Vamos??? rs
Grata pelo comentário!
Beijão!

colecionando romances disse...

Oi, tudo bem?
Não conhecia o filme, mas achei interessante. Ultimamente não tenho assisitido muito, mas dica anotada! Valeu pela dica!
http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Dançar é simplesmente o máximo, faz muito bem para o corpo e para a mente! Acompanho os filmes sobre a temática, mas esse em especial eu não conhecia. Vou atrás do filme e da série, preciso assistir!!

bjs
www.livrosdabeta.blogspot.com.br

Marijleite disse...

Olá, eu amo muito histórias que envolvam música e dança, então amei saber um pouquinho sobre Dance Academy pelo seu post, com certeza vou querer assistir também.

Unknown disse...

Oi.
Ainda não assisti ao filme e nem a série, mas adoro enredos com essa temática. E eu gosto de dançar, mas admito que não sou a melhor nisso.
Adorei a dica, pretendo procurar parar assistir.
beijos

Aninha Goulart disse...

Oiiii,

Ainda não assisti, mas já fiquei super curiosa porque adoro essas histórias que envolvem em algum grau dança e tal, não sei é o tipo de filme/série que a gente assiste e da vontade de montar um grupo de dança e sair dançando, fora as outras histórias que também compõe a trama e que me deixaram bem curiosa. Já anotei a dica e espero poder conferir em breve.

Beijinhos...
http://www.paraisolitererio.com

Resenhas da Viviane disse...

Olá, tudo bem? Atualmente eu não gosto de séries/filmes musicais ou danças, tenho um gosto complicado para musicas e a maioria dos filmes que eu já assisti, usam aquelas "chicletes" que ficam no cérebro por horas. Um dos poucos filmes que eu assisto com essa temática se chama "A Escolha Perfeita!" justamente por causa da trilha sonora..rs!

Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane

Unknown disse...

oiiii, tudo bem?
achei sua resenha ótima, essas coisas que envolve dança me lembra meu primo que cursa Dança, irei chama-lo para ver esse filme. irei anotar a dica.

abraços.

fabdosconvites disse...

Apesar de adorar dança, não é o tipo de série que me chama atenção para seguir. Mas obrigada por ter apresentado, visto que eu não conhecia.
Bjs, Rose

Brooke Bells disse...

Olha, eu confesso que eu tive sempre muita curiosidade em ler essa série por conta do fato de que envolve a dança; mas ai fui assistir um episódio e ele acabou não me envolvendo muito e eu deixei de lado. Sua postagem me fez ver a série sobre uma nova perspectiva principalmente diante do fato de que ela trata coisas tão cotidianas de uma forma única, achei bem interessante, de verdade e acho que vou dar mais uma chance! Espero gostar <3
Um super beijo
www.brookebells.com

Book Obsession disse...

Olá!
Eu adoro tudo que envolve música e dança, nem preciso dizer que já vou procurar pra assistir. Sua resenha está envolvente e mesmo os personagens sendo um pouco mais jovens curti o desenrolar.
Beijos!

Camila de Moraes

Catharina M. disse...

Oie
não é beeeem meu tipo de série mas ainda assim é uma que arrsicaria pois gosto de dança e acho legal coisas que envolvem isso e musica, então gostei da dica e de conhecer mais

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Larissa xavier disse...

Olá fiquei curiosa acho que tem uma serie ou filme na Netflix e nunca sentir vontade de assistir e por mais que eu tenha gostado do post ele não me chamou atenção passo a dica

Salvattore Mairton disse...

Olá,
Sou apaixonado por séries, e desde que vi Glee, tudo relacionado a música consegue me chamar atenção. Nao conhecia esta, mas fiquei bem curioso por se tratar de algo envolvendo danca. Gosto de seriesque tratam de temas inpoimporta, e está me parece uma boa pedida.

Marilda C S Pires disse...

Oii.
Obrigada pela dica, eu adoro esse tipo de série jovem, com um pouquinho de drama. Então já vou logo procurar para assistir.
Estava mesmo precisando assistir filmes e séries novos.
Amei o post, Bjs.

Resenhas e Tudo Mais disse...

Olá, tudo bem?

Eu amo assistir séries, sou complemente apaixonada! Já irei colocar na lista.

Beijos!

www.resenhasetudomaisbr.blogspot.com

Ritchelly Galani disse...

Olá! Gostei muito do seu post sobre a série, parece sem duvidas ser um tipo de história bem tocante, só de ver as pessoas dançando de forma tão linda dá vontade de assistir haha! Obrigada pela indicação!

Beijos,
Conta-se um Livro

Lucy disse...

Olá!
Eu já assisti essa série e eles realmente sofrem muita pressão, mas é porque também têm todo um foco profissional em relação ao que estão aprendendo. É bem difícil, mas acredito que para quem ama deve ser um desafio e tanto.
Eu pratico dança do ventre mais como uma terapia e como um desafio. Adoro fazer o que faço e sei que ainda tenho muito a aprender - e super recomendo, uma vez que derruba vários estereótipos, pois pode ser praticada independente de sua forma física (e mesmo sexo, tem homens que estão aderindo à dança do ventre e ainda adentrando em algumas categorias de danças árabes que são mais masculinas mesmo).
Bjs
Lucy - Por essas páginas