15/10/2018

Educação em Amor



“Não se pode falar em educação sem amor”
(Paulo Freire)


     Pensei em uma maneira bem especial para enfrentarmos a crise da educação no Brasil, sermos melhores docentes, combater um bom combate, terminar a carreira e guardar a fé.
     Estou parafraseando Paulo de Tarso porque foi por ele que pensei em uma forma de falar sobre amor na educação, ainda que teóricos da área, defendam a afetividade como regra de ensino.
     Na primeira carta de Paulo de Tarso aos coríntios, Capítulo XIII ele diz que o amor é paciente, benigno, não busca os seus próprios interesses, é paciente, bondoso, não se vangloria... E Paulo ainda ressalta que o indivíduo sem amor, não é nada! Ainda que fale a língua dos anjos ou que doe todos os seus bens aos pobres. Ainda que alguém tenha muito conhecimento, sem amor, de nada vale. Quem ama não fica alegre com a injustiça, mas fica feliz com a verdade.
     Paulo manjava dos “paranauês” sobre o amor. Nunca li ninguém que falasse de amor com tanta propriedade. Nenhum poeta foi tão rico, nenhum teórico tão intenso. Mas segundo Paulo, o amor também é sofredor, e esta parte todo professor entende bem. Ou seja, Paulo não é utópico.
     Cultivar amor é imprescindível para o profissional de qualquer área. O amor além de sentimento é atitude!

     Desempenhar uma carreira docente baseada no amor é saber que você está sendo modelo, como diz Bandura. E que suas atitudes podem repercutir por gerações.

     Com amor você compreende as diferenças e as respeita; entende que nem sempre vai conseguir seguir seus planejamentos à risca, por isso, se coloca disponível à adaptações; não pune os erros, mas os corrige; vai saber lidar com a pressão dos conflitos e prazos do ano letivo, além da incompreensão e muitas vezes indiferença dos pais; vai saber lidar com a frustração e buscar apoio para saber gerir suas emoções; e também vai perceber a hora de buscar novos desafios, porque, ao final das contas, embora o amor resolva muitos dos problemas e conflitos, só com amor não se paga as contas, mas se há amor e só com amor e pelo amor, se luta e se conquista melhores condições de salário e trabalho.
     O amor é necessário até para retirar o lixo da escola, que dirá para lidar com vidas. Amai, professores! Pois o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Isso quer dizer apenas que mesmo que passemos por momentos turbulentos, o amor nos salvará. Havendo ciência em demasia, o amor desaparecerá. Então, menos teoria e mais prática de amor, afinal, como Paulo enfatizou: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”


9 comentários:

vvvv disse...

Que lindo,hoje em dia quase ninguém lembra dos professores,eu adoro os meus!!!

Diego França disse...

Olá!

Eu amei seu texto e o diálogo com as palavras de Paulo. Realmente é lindo e lidar com a sala de aula e com a educação é duro. Se não houver amor não suportamos. Sou professor de português e, Às vezes, olho e penso o quanto é difícil tudo isso. Mas quando você consegue perceber que está dando certo tudo o que você visou com seus planos não há prazer maior.

Bela Homenagem.

Abraço,
Diego | www.vidaeletras.com.br

Jessica Santana disse...

Olá!

Lindas palavras, é muito difícil ver como os professores são desvalorizados nos tempos de hoje, mesmo eles se esforçando tanto para nos apresentar o melhor que eles podem oferecer.

Bianca Ribeiro disse...

Lindas palavras e muito obrigada pela homenagem!
Hoje em dia, sinto que está cada vez mais difícil os professores lecionarem por amor, a maioria faz isso pela famosa "falta de opção " e acho que é por isso que a profissão é tão desvalorizada.
Eu amo o que eu faço e faço porque escolhi e porque eu acredito na educação e na criação de seres humanos mais conscientes e mais cidadãos.

Obrigada pela homenagem mais uma vez!

mauro lima disse...

lindo esse texto seu pena que hoje em dia essa profissão não seja valorizada como deveria ser

Kira disse...

O post ficou ótimo,é uma forma diferente de homenagear os professores e valorizar aqueles que sabem que para ensinar também é preciso amar, ter carinho e cuidado com esse trabalho é de extrema importância!

Tenho imagem e os principais ensinamentos dos meus professores mais dedicados aqui, bem guardadinhos para jamais esquecer, a diferença entre os que ensinam por amor a profissão e fé na nova geração e os que só estão lá por flata de escolhe é nítida e marca a memoria do alunol

Beijos!

Aline Coelho disse...

Que coisa mais linda seu texto, cheio de sentimentos e conhecimento de causa.
Parabéns por fazer parte desse grupo de guerreiros que são os professores brasileiros.
Acredito que professores deveriam ter salários maravilhosos pq sem eles as pessoas não evoluem, ninguém é 100% autodidata, então a experiência em sala de aula é essêncial na minha opinião. Enfim obrigada pel lindo texto.
Sucesso nessa sua linda profissão!!!! O amor é vida é base é tudo.

Kênia Cândido disse...

Olá Eliziane.

Adorei seu texto homenageando os professores. A educação está muito diferente hoje em dia. Tive uma educação onde os professores ainda eram respeitados, mesmo ganhando pouco. Eles sim são os verdadeiros guerreiros que batalham numa profissão que está cada dia desvalorizada. Parabéns pelo post.

Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

Mara Santos disse...

Oiii,homenagem mais do que merecida àqueles que nos dão a base para enfrentar a vida... O texto é lindíssimo e só quem foi marcada por professores especiais é capaz de escrever algo assim... Espero que um dia, eles conquistem o lugar merecido na sociedade e na folha de pagamento também!