05/03/2018

Cinco lições da telenovela Sou Luna - 1ª Temporada

       Sou Luna é uma telenovela voltada para o público adolescente, onde os personagens cantam, dançam, andam de patins, compõem músicas e se apaixonam com a mesma frequência que o elenco feminino troca as cores do esmalte das unhas. rs     

            O andamento da novela é um pouco arrastado (normal, como todas as novelas), alguns personagens são bastante caricatos, mas o que aprecio é a qualidade das músicas, das coreografias, a atuação, a realidade distinta dos adolescentes que convivo, cenário, figurino, diálogos bem próximos ao real, a trama romântica e as mensagens reforçadas de superação, autoestima e coragem.
              Assisti pela Netflix onde está disponível somente a 1ª temporada e as lições que a novela e seus personagens me passaram e que me fizeram refletir foram as seguintes:

1- Ser persistente / LUNA
            A personagem central da história, quando coloca algo na cabeça, ninguém tira. O que é bacana e crível, é que nem sempre ela consegue obter êxito naquilo que almeja, mas Luna não desiste, ainda que a Tamara, sua treinadora ou seu melhor amigo Simón, digam que é arriscado demais ou que não vai dar certo. Ela tenta inovar propondo novos passos às coreografias mesmo com pouco tempo de ensaio, arriscando acrobacias complexas demais a fim de superar-se e não importa o que a Âmbar faça para detê-la, ela nunca se abala.



2- Ser humilde, pedir ajuda quando necessário / RAMIRO
            O personagem Ramiro é o típico narciso (o cara que se acha). Sim! Ele dança bem, canta bem, é lindinho! Mas precisa ser mais humilde. Aliás, sabe-se que quando a pessoa apresenta complexo de superioridade, é porque no fundo, se sente inferior. Mas quando Ramiro começa reconhecer o talento das pessoas ao seu redor e a inclusive pedir auxílio para gravações de vídeos, ajuda com figurino, coreografia e composições de músicas, ele consegue de fato ter mais visibilidade e ser muito melhor. Quando Jobim canta: "É impossível ser feliz sozinho..." Por favor, acredite!



3- Confiar nas próprias possibilidades / JIM
            Se por um lado é preciso descer do palco, quando nos inferiorizamos também não é legal. Precisamos confiar em nossa capacidade, compreender nossas habilidades, ter consciência daquilo que fazemos bem e em que somos bons. Nem se sentir o melhor, nem se sentir o pior. Isso se chama equilíbrio! A todo momento, Jim reconhecia seu talento para uma montagem coreográfica e não se detinha para oferecer ajuda, nem se escondia quando tinha a oportunidade de mostrar os passos que havia criado.




4- Valorizar quem está ao seu lado / JIM e YAM
            É uma dupla com um tipo de amizade que quase não se vê mais. As meninas brigam, sim! Porém, encontram sempre motivos para se perdoarem e voltarem a se falar. Coisa que raramente um adulto faz. Às vezes, os conflitos entre elas ocorriam por questões muito simples e banais, então, a importância do diálogo para uma amizade tão forte, de cumplicidade e lealdade como essa, ficou evidente. O fato, é que elas sabiam que eram especiais uma para a outra e valorizavam isso. 




5- Fazer o que gosta mesmo estando inseguro / NINA
            Essa personagem foi a que eu mais me identifiquei. Principalmente pela sua habilidade na escrita, seus gostos peculiares, diferentes das pessoas de sua idade em relação aos livros e filmes. Também por seu medo e insegurança tanto para revelar sua verdadeira identidade, andar de patins, cantar e falar com o cara que gosta. Curtia muito os diálogos da Nina com sua mãe, as dicas que ela dava para a amiga Luna, as frases que postava como Felicity for Now e os conselhos que recebia do pai. Nina é a personagem que evoluiu ao longo da série e é essa maturidade que a sociedade espera dos jovens.      



– ...então eu estava pensando em abrir uma conta própria. Pra poder escrever o que eu quero e publicar as minhas próprias fotos. Você acha que é uma má idéia, né?
– Não! Como ia achar uma má idéia? Excelente! Seria perfeito! Faça isso! Nem pense! Só faça, Nina!
– E se ninguém me seguir?
– E o que importa? E daí se ninguém te seguir? Não! Não importam as curtidas, não importam os seguidores, o importante é você fazer o que realmente você quer e sente. Se quiser fazer... Você faz! 
(Dálogo de Nina com o pai - Capítulo 19, Temporada 1)

 
E então... Você assistiu ou assiste a série? Ansioso para terceira temporada? Qual o personagem que você mais curte? Não assistia, mas curtiu a postagem? Aprendeu algo? Conta pra MISS!

58 comentários:

Stalker Literária disse...

Olá MISS. Já tinha ouvido falar nessa série, em algum momento que navegava pela internet a fora. Não assisti e não assistirei porque não faz o meu gosto, e não tenho paciência pra esse tipo de programa, com danças e música e tal.. Nunca gostei de Glee! Hahahahahaha Que bom que ela ensina coisas boas aos adolescentes e crianças que assistem, e acredito que seja melhor assistir uma série teen do que outras coisas mais inapropriadas.
Bjoxx

Eliziane Dias disse...

Que isso, louca! Eu amava Glee! Kkkkk
Então vc também não foi fã de RBD, né?
Moça, tu não viveu! Kkkk
Valeu pelo comentário! Beijão!

Instantes Memoraveis disse...

Olá, tudo bom?

Eu não conhecia essa série, mas me surpreendi com a sua postagem. Faz muito tempo que eu não assisto uma novela (anos, na verdade), mas acredito que essa seja uma boa pedida. As vezes eu preciso assistir coisas de adolescente, apesar de já ter passado da idade. É algo que pode ser leve, mas que, se bem feito, nos ensina muitas lições, pois é uma época bem confusa da nossa vida. Eu gostei bastante do diálogo da Nina com o pai, que só corrobora com o que eu acabei de falar. Sinceramente, acho que ela é a personagem que eu mais vou gostar, pois, assim como você, eu me identifico com ela. Espero que eu goste dessa novela <3

Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
Abraços.

Camila Carvalho disse...

Oii.
Acredito que já não faço mais parte desse público teen rs. Mas já assisti alguns episódios de Luna com meus filhos que acham que estão entrando na adolescência haha.
Bom saber que aprendeu coisas boas com a série.
Beijo

Momentos de leitura disse...

Olá!
Não conhecia essa série. Comecei a assisti séries no Netflix faz pouco tempo sabe. Acho que vou dar uma pesquisada lá por essa série, que me chamou bastante atenção. Ser persistente! Gostei da Luna. rsrsrs
Também me identifiquei com a Nina. Só fico meia com o pé atrás, porque você diz no post que tem música e tal. Tenho um pouco de receio com filmes e séries que tem tanta música assim. kkkk (Eu e minhas loucuras).
Bjos! Adorei seu espaço!

www.momentosdeleitura.com

Unknown disse...

Olá!

Não conhecia a série. Mas fiquei contente com seu texto, e por mostrar como ela transmite valores que devemos incorporar na nossa vida cotidiana.

https://refletindoweb.wordpress.com/

Marina Brum disse...

Adorei saber um pouquinho mais sobre a série, já havia ouvido falar mas nunca tinha lido ou visto nada que explicasse um pouquinho a respeito. Amei! Parabéns! Adorei seu blog inclusive !

Fernanda Santos Barroso disse...

Olá!

Nunca dei muita atenção à essa série e confesso que foi uma surpresa ver um post sobre ela. Mas não foi tanta surpresa os ensinamentos, pois as séries teens costumam carregar algum. Gostei bastante do post e das coisas que estão sendo ensinadas na série.

Abraços

Blog Livre Lendo disse...

Olá!
Como não sou mais assinante da Netflix, não conheço essa novela. A Andréa adolescente com certeza amaria cada momento e ficaria encantada com essas características que você ressaltou nas personagens, mas hoje em dia não sou mais o público-alvo e achei tudo um pouco piegas.
Bjs

Eliziane Dias disse...

Essa foi a única novela que assisti todos os capítulos!
Também já passei muito da idade e ficava com vergonha de assistir, mais ainda por gostar e mais ainda por postar que gosto. kkkkkkk
Eu curto o universo teen, mas algumas coisas direcionadas para jovens, os tratam como retardados, e essa novela é diferente, viu? Acho que você vai gostar.
Abração!

Eliziane Dias disse...

Oi, Camila! Também não faço!
E os adolescente daqui do meu quintal odiaram e eu amei.
Enfim... Ouço de tudo, vejo de tudo, retenho o que é bom.
Beijão!

Eliziane Dias disse...

Mas as músicas são curtinhas, não chega a ser chato, não!
Mas é o que eu disse, o andamento é que é um porre. Mas a história compensa.
A qualidade artística em todos os âmbitos, foi o que me fez gostar da série, não sei se vai funcionar pra você.
Um beijão pra ti! Gratidão pelo elogio! Volte mais vezes!

Eliziane Dias disse...

Olá! Pois, é! E se tratando de uma novela teen, é o que eu particularmente, penso que são valores como os mostrados na série, que os nossos jovens precisam.
Grata pelo comentário!

Eliziane Dias disse...

Gratidão pelo elogio e carinho, flor!
Grata pelo comentário!

Eliziane Dias disse...

É uma série para adolescentes, flor!
Só passei a vê-la, depois que minha sobrinha assistiu aqui em casa, caso o contrário, ela também passaria batido.rs
Toda série, novela, flime, tem algo para nos fazer refletir.
Grata pelo seu comentário!
Beijos!

Eliziane Dias disse...

Oi, Andrea!
Ela também passa na Disney Channel.
A idade para ver ou ler qualquer coisa é muito relativa.
Adultos veem desenhos infantis, não veem? Gostam de super heróis, escutam músicas gravadas por adolescentes...
Quanto ao lance de ser piegas, também achei e na verdade, a gente já está cansado de ouvir ou ler sobre isso, mas não praticamos!
Olha quanto adulto com problema de relacionamento e com baixa autoestima que temos por aí?
Gratidão pelo seu comentário!
Beijos!

Raíssa Zaneze disse...

Oi Eliziane. Confesso que essas séries já não me conquistam como antes. Não sei se é porque sou da época da Era de Ouro da Disney, ou se é porque tenho outra cabeça. Mas já ouvi falar dessa série. E achei muito legal você mostrar os ensinamentos que ela pode dar para seu público, que estão construindo personalidade. Então essas séries e suas coisas positivas podem ajudá-los.
Mt bacana a matéria. Beijos

https://almde50tons.wordpress.com

Rubyane | Epílogo em Branco disse...

Aaaaaaaaaah seu post me deixou com vontade de voltar a assistir Soy Luna. Já assisti alguns episódios da novela mas perdi a paciência pois é longa demais e achei a trama pré-adolescente demais para mim. Mas acho que vou dar mais uma chance para a ela. Adorei o post! :D

Sam Joyce disse...

AAAAAH MENINAAA QUE POSTAGEM MARAVILHOSAAA!!!!! Adoro sou luna

Carol disse...

Olá, tudo bem?
Estou me sentindo um dinossauro por não conhecer essa telenovela. Achei bem interessante os ensinamentos transmitidos por ela, com tanta coisa ruim no mercado televisivo é difícil filtrar coisas boas e com mensagens legais. Pode parecer pouco mas personagens se tornam grandes influenciadores, por isso acho válido extrair o que há de melhor de cada um.
Beijos

Amanda disse...

Me pareceu muito interessante essa série!
É legal quando uma obra tem bons ensinamentos para gente, nem que seja para reforçar coisas que anteriormente já sabíamos.
Gostei muito!
Beijos!
http://lendoparaescrever.blogspot.com.br/

Bru Costabeber disse...

Olá!
Eu curto muito essas telenovelas adolescentes, mas confesso que não conhecia essa, que me pareceu ter lições maravilhosas. Gostei muito das mensagens que a série passa e me identifiquei com a Nina, acho que seu diálogo com o pai foi incrível. Todos os pais deveriam ser assim ♥
Beijos

Gilvana Rocha disse...

Nunca assisti, mas amei seu post destacando o de melhor em cada personagem, ficou muito interessante, deu até vontade de conferir...Parabéns! Bjs

Unknown disse...

Não conheço essa novela, mas adoro musicais assim! Parece divertida e, como você mostrou no post, cheia de mensagens bacanas. Obrigada pela indicação! :D beijos!

Alice Martins disse...

Olá, tudo bem?

Já ouvi muitas pessoas falando bem de "Sou Luna", mas confesso que até o momento não havia sentido vontade de assistir. Seu post me mostrou outra visão da série/novela e acabei ficando curiosa, pois parece-me que ela acaba trazendo algumas lições valiosas. O formato me lembra muito "Isa TKM" e outras novelas que já assisti. Vou dar uma chance!

Beijos!

sara disse...

Oiii tudo bem ?
Moça adorei o post fiquei bem curiosa confesso que ultimamente n tenho visto quase nada kkk mais irei da uma procurada pra ver se me interessa .ultimamente tudo que pego pra ver acabo abandonando no meio quem sabe com esse seja diferente .

Bjs

Vanessa Rezende disse...

Olá, boa noite!
Muito legal o post.
Eu já assisti muitos seriados desse estilo: Violeta, Grachi entre outros...
Sou Luna não gostei muito, mas as músicas são lindas!

Diego disse...

Olá, tudo bem?
POxa, eu não conheço essa novela, mas você fez uma ótima leitura sobre ela e transformou num post super atraente e completo. Amei as mensagem atreladas Às características de cada personagem. Parabéns!

Bjão.
Diego,
www.vidaeletras.com.br
Instagram: @vidaeletras

Pollyanna Campos disse...

Olá, tudo bom?
Não conheço essa Novela/série e infelizmente não faz meu gênero, por isso não assistiria, mas curti saber as mensagens super positivas que a mesma passa, principalmente a de se valorizar a pessoa que está do seu lado.
Adorei conhecer um pouco sobre Sou Luna.
Beijos!

Paula Marcondes disse...

Confesso que não conhecia até o momento. Não faz meu estilo. Sou mais pra coisas épicas e de terror. Mas gostei do texto...várias lições a aprender.

Beatriz Andrade disse...

Eu vi propagandas da série (acho que na nickelodeon), mas não é bem o que eu procuro para assistir, até vejo séries juvenis com meu filho, mas essa não me interessou. Achei legal a sua postagem, mas dessa vez vou passar a dica.

Marijleite disse...

Olá, já ouvi falar de Sou Luna mas ainda não assisti. Gostei muito de ver essas mensagens que a trama passa e de conhecer um pouco da história pelo seu post.

Dayhara Martins disse...

Poxa, eu nao conhecia essa novela mas adoro todas nesse estilo, são tão leves e sempre tem alguma mensagem no final, como você bem frisou ao apresentar cada um dos personagens. Já salvei sua dica e pretendo assistir assim que possivel, a netflix salva vidas nesse quesito haha.

Júlia Oliveira disse...

Oi, tudo bem? Eu não conhecia a novela, mas acho que já ouvi falar porque convivo muito com noveleiros. Normalmente, o que mais faz parte do meu estilo são as globais e, a maioria, as antigas. Acredito que um enredo como esse que você frisou merece o reconhecimento sim.

Beijos,
http://www.livroapaixonado.com.br/

Jaque Reis disse...

Olá! Não consegui assistir a novela mas adorei saber de todas estas mensagens que ela transmite. Adorei a ideia do post!

Laura Militão disse...

Nossa, que legal! Eu já assisti várias vezes mas nunca tinha reparado que passava tantas mensagens.
Versos da Alma

Neyla Suzart disse...

Não sou muito de acompanhar novelas, portanto não conhecia essa. Parece ter uma história fofa, achei bem parecida com Dance Academy (que eu amo demais) por conta das apresentações, danças e lições que você listou. Acho muito bacana ter novelas voltadas para o público mais jovem e que passem lições tão bacanas. Provavelmente se me esbarrasse com ela pela Netflix iria passar reto, mas quem sabe não dou uma chance a ela?
Beijos

Catharina M. disse...

Oie
não conheço a novela mas que legal que consegue ensinar tudo isso, pelo seu post já da par ver que vale a pena pois se ensina principalmente a valorizar quem esta do nosso lado e a valorizar nossa personalidade, é algo legal de se ver, gostei da dica e do post

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Ana Caroline Santos disse...

Olá, tudo bem? Que ideia mas bacana de trazer lições de uma telenovela. Não conhecia confesso, porém posso ver sua importância. Espero que a terceira temporada agrade muito os fãs. Adorei!
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br

Faces da Leitura disse...

Não conhecia a telenovela, talvez pq não tenha tido tempo de ver TV. São ensinamentos muito muito bacana, gostei demais da forma como você analisou cada tema.

Bjo
Tânia Bueno

Rafa Viegas disse...

Oii tudo bem??

Nunca assisti, acho bem juvenil, mas gostei dos pontos que separou, e admiro que tenha isso na historia, pois acho essas historinhas tao vagas.
Acredito que os jovens tem que aprender isso com a televisão, já que quase não estão tendo exemplos reais.
E por ser um meio de comunicação mais acessível.
Gostei de saber desses pontos e gostei do post.
Bjus Rafa

Maria Paula de Barros disse...

Hey!

Que post lindinho! Minha melhor amiga ama Sou Luna, mas não sou muito chegada à novelas. Contudo, adorei seus pontos separados e achei a Nina ótima.

Beijos!

Stalker Literária disse...

Oi!
Apesar de já ter passado dessa fase de séries mais teen eu acho super importante tê-las para tal público, assim os jovens aprendem muito e passam horas assistindo um conteúdo que só tem a acrescentar.
Vou indicar a série pra minha irmã, se bem que ela deve conhecer, eu é que nunca assisti nada mesmo rsrsrs

Book Obsession disse...

Olá!
Quando era mais nova, adorava esse tipo de novela e até mesmo seriados, com jovens e ambientados em escolas. É bom ver que ainda temos essa fórmula nas emissoras para os jovens é uma boa pedida e também pela questão de poderem assistir produtos pra suas idades, que estão cada vez mais difíceis de se ver.
Beijos!

Camila de Moraes

Nay Sartor disse...

Oie!

Eu amei demais a primeira temporada de Sou Luna, mas acabou que na Segunda eu nem sai dos primeiros episódios, me garrou um nojo do caminho que a novela tava seguindo que acabei deixando passar, espero uma hora assistir ela, mas por enquanto fico só na primeira que é puro amor!

Bjss

Unknown disse...

Oi, tudo bem?
Minha sobrinha assiste e confesso que não presto muita atenção porque essas séries adolescentes me tiram um pouco do sério - e olha que eu era bem viciada. Mas a minha irmã diz que a série é condizente a idade e agora vendo o seu post, aprendi todos os pontos positivos. Muito legal! Beijos

Livros & Tal disse...

Ola!
Eu tenho que confessar que apesar da idade que eu tenho, amo os seriados do Disney Channel. Parei de assistí-lo quando tirei a televisão do meu quarto, porque eu ficava horas e horas da madrugada assistindo direto todas as series. Por conta de nao ter mais a televisão de forma fácil, acabei não assistindo Sou Luna e infelizmente não posso opinar mais a fundo. Porém, a lição que você mostrou são lindas e importantes o que se mostra de grande valor para o publico do canal que em sua maioria sao crianças e adolescentes.

beijos,
Mayara

Tamires Marins disse...

Eu só conhecia a novelinha de nome, pois tenho 4 sobrinhos e eles assistem às vezes.
Eu não assisto porque não sou o público-alvo, é muito juvenil pra mim, sabe?
Mas acho ótimo que a trama tenha mensagens tão boas par os pequenininhos, em tempos onde os desenhos estão cada vez mais violentos é bom que ainda haja produções com lições que engrandecem.

Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com

Unknown disse...

Olá!!
Muito boa a sua resenha!!
Confesso que não conhecia essa novela, mas gostei da forma que trama aborda os problemas enfrentados pelos adolescentes!!!
www.garotasdevorandolivros.com

Maria Luíza Lelis disse...

Olá, tudo bem?
Eu confesso que ainda não conhecia essa série e admito que não fiquei muito curiosa para ver. Acho que passei um pouco da idade e o público é outro.
Porém, adorei as lições que são transmitidas. Acho que esse tipo de séries servem de exemplo para muitos jovens, então, é importante que passem boas mensagem que sirvam de lição para eles.
Adorei o post e espero que nas próximas temporadas a série continue tenho esse cuidado em transmitir lições tão importantes.
Beijos!

tamara padilha disse...

Adorei, são realmente ótimas lições e é incrível quando aliamos algo que assistimo e é bacana e ainda traz lições.

Jessica Christina disse...

Oie! Que novela fofinha 😊
Me lembra muito Floribella, minha novelinha/série favorita, que estava na netflix mas acabou saindo 💔 amei seu post!

Cabine de Leitura disse...

Definitivamente este não é meu tipo de entretenimento, mas é bom saber que algo tão teen, voltado a um público em desenvolvimento, traga lições tão significativas. Claro que curti a postagem, com certeza tem várias pessoas que acompanham essa telenovela.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

Unknown disse...

Oi.

eu nunca tive vontade de ver essa novela. Eu jã vi algumas pessoas vendo, não sei se meus sobrinhos assistem, mas não é pra mim. Acho que eu escolheria ver outra coisa, outra série ao invés dessa novela. Mas gostei do post e de ver as qualidades e lições que podemos ter através da novela. Bem legal!!

Driely Meira disse...

Oiee ^^
Já tinha visto a respeito da série, mas não é o que eu costumo e gosto de ver. É interessante notar as lições que cada personagem traz, não é mesmo? Eu ainda não os conhecia separadamente, mas saber que cada um tem algo a ensinar me deixou feliz pelas pessoas que assistem a série, principalmente os adolescentes, já que ainda estão construindo seu caráter.
MilkMilks ♥

Poesia na alma disse...

oi. não conhecia o programa, primeira vez que vejo falar sobre, gostei das dicas da importância dele, vou pesquisar mais.

Eu meus livros e você disse...

Oi. Lindo post, sou viciado na Luna. Gosto das músicas e de ver eles dançando.

Coleções literárias disse...

É uma telenovela mexicana???
Na minha adolescência eu curtia, mas hoje em dia não tenho muita paciência não kkkkk Amo séries adolescentes, mas não nesse nivel.
Adorei o post, muito bem informativo, adorei, mas não é minha praia de hoje em dia kkkkk